Artigos

Jazz e criatividade

by  Patricia

Um excelente exemplo de equipe bem entrosada é um grupo de jazz. Segundo Domenico De Masi (2003), o jazz é o exemplo de criatividade coletiva que fez da mudança perpétua a sua própria essência.

Para fazer jazz é preciso que cada músico domine as técnicas ligadas ao seu instrumento, sempre cultivando a motivação e a capacidade de improvisação. Uma sessão de jazz, ou jam session, é o encontro de músicos para criar música e improvisar.

Somente a melodia e os acordes da música estão escritos de forma aproximativa; todo o resto é confiado ao talento de cada músico, que pode se soltar na mais absoluta liberdade de invenção.

No jazz, cada concerto é único, uma criação ao vivo e sempre nova. Além do talento, a confiança recíproca é um dos principais ingredientes de um grupo de jazz. Os músicos estão sempre explorando novas possibilidades. 

E você, já assistiu a uma JAM SESSION?

Patricia

Patricia Pantaleão é publicitária, atriz e apaixonada por criatividade e teatro de improviso. Especialista em criatividade pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) e pelo Centro Internacional de Estudos de Criatividade (SUNY – Buffalo State/EUA).

Secured By miniOrange