Artigos

Imaginação… se souber usar, as estrelas poderá alcançar

by  Patricia

Para resolvermos problemas, dependemos de qualidades mentais, como a inteligência, o raciocínio e a imaginação criadora. É praticamente impossível encontrarmos soluções acertadas para os nosso problemas se não tivermos uma imaginação fértil.

Todas as vezes que estamos diante de uma situação e nos fazemos a pergunta “De que modo poderei resolver isso?”, estaremos batendo na porta da nossa imaginação dizendo:

– Por favor, me dê alguma idéia, alguma luz, alguma solução.

É a ela que recorremos nesses momentos difíceis.

Outra atuação fantástica da imaginação em nossas vidas, é a de nos tornar capazes de nos colocarmos no lugar do outro. Quanto mais desenvolvida for a sua imaginação, maior será a sua capacidade de enxergar os diferentes pontos de vista de uma situação.

Resolver as nossas questões pessoais  e nos sentirmos bem em nossa própria pele requer de algum modo o uso do poder criativo. Conforme as descobertas do laboratório de Engenharia Humana da Universidade de Nova Iorque, a nossa intranqüilidade e insatisfação pessoal, depende em grande parte da falta do emprego das nossas aptidões. Os nossos talentos exigem constantemente uma saída; mais do que isto, solicitam constante desenvolvimento. Quando represamos os nossos impulsos, desejos e vontades, eles nos atormentam.

Por isso precisamos sair do nosso casulo confortante e encararmos os desafios do dia a dia, para a nossa própria felicidade e satisfação. Viemos para compartilhar nossos conhecimentos e aptidões com o mundo. É preciso abrir a asas para voar! Não existe limite de idade para recomeçarmos e aprendermos coisas novas.

Ainda duvida? Veja a opinião de algumas pessoas que utilizaram a imaginação para mudar a vida de outras pessoas:

Benjamin Franklin: “Cessar de pensar criadoramente pouco difere de cessar de viver”

Shakespeare: “A imaginação faz do homem ‘o paradigma dos animais’”.

Disraeli: “A imaginação governa o mundo”.

Einstein: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”

Via de regra, deixamos de reconhecer que quase todos possuem uma imaginação criadora, pelo menos em estado potencial. Deixamos de descobrir maneiras de dominar as forças que tendem a bloquear esse poder interior.

Não perca tempo. Invista em você! Aprenda a desenvolver o seu poder criativo, pois sua felicidade está, em grande parte, nas suas próprias mãos.

 

O meio mais eficiente para estimular o pensamento criador é experimentando. Uma idéia só será de fato boa quando puder ser testada e aprimorada. Não existe nada absolutamente perfeito, esteja certo disso, porém existem boas idéias que podem pôr fim a 100% dos seus problemas. Que tal utilizar a sua imaginação para descobri-las?

 

Patricia

Patricia Pantaleão é publicitária, atriz e apaixonada por criatividade e teatro de improviso. Especialista em criatividade pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) e pelo Centro Internacional de Estudos de Criatividade (SUNY – Buffalo State/EUA).

Secured By miniOrange