Ideias

Mudar para brilhar!

by Patricia Pantaleão

Como enxergar novos caminhos para o sucesso. Um dos clichês mais usados em gestão de negócios é certamente o “pensar fora da caixa”. Você ouve isso o tempo todo, não é? Mas, afinal, como sair dela? Antes de falar desta tal “caixa”, vamos pensar onde tudo começa: criatividade está ligada à sua forma de olhar … Continue reading Mudar para brilhar!

patricia-pantaleao-mudar-para-brilhar

O poder da improvisação

by Patricia

        Embora a economia pareça incerta, os objetivos das empresas continuam os mesmos: aumentar o lucro, a eficiência e a participação no mercado. Portanto é necessário trabalhar com uma nova mentalidade e novas abordagens. Análise e planejamento raramente funcionam bem quando as pessoas e as organizações precisam responder com presteza a oportunidades … Continue reading O poder da improvisação

Portrait of smiling business people standing together

Aprendendo a desaprender

by Patricia

Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender… praticamente tudo.

aprendendo-a-desaprender

Imaginação… se souber usar, as estrelas poderá alcançar

by Patricia

Para resolvermos problemas, dependemos de qualidades mentais, como a inteligência, o raciocínio e a imaginação criadora. É praticamente impossível encontrarmos soluções acertadas para os nosso problemas se não tivermos uma imaginação fértil.

imaginacao

Não siga a multidão, crie o seu próprio caminho

by Patricia

Tanto o físico alemão Albert Einstein quanto o pintor espanhol Pablo Picasso estavam com 26 anos de idade quando chegaram àquelas que seriam suas maiores contribuições para a história: a teoria da relatividade e o cubismo, respectivamente. Ambos viveram na mesma sociedade fervilhante da passagem do século XIX para o XX, período em que as … Continue reading Não siga a multidão, crie o seu próprio caminho

Não-siga-a-multidão-crie-o-seu-próprio-caminho

Jazz e criatividade

by Patricia

Um excelente exemplo de equipe bem entrosada é um grupo de jazz. Segundo Domenico De Masi (2003), o jazz é o exemplo de criatividade coletiva que fez da mudança perpétua a sua própria essência. Para fazer jazz é preciso que cada músico domine as técnicas ligadas ao seu instrumento, sempre cultivando a motivação e a capacidade … Continue reading Jazz e criatividade

jazz-criatividade-patriciapantaleao

Criatividade não é para gente grande?

by Patricia

A sua criatividade pode ter sido censurada… A criatividade censurada Quando se fala em criatividade, muitos tentam entender como desenvolver esta ferramenta. Alguns teóricos dizem que a criatividade é aprendida. Outros, que existe um componente genético que favorece ou não um pensamento fora do padrão. Em minha opinião, todos somos criativos no seu mais alto grau. … Continue reading Criatividade não é para gente grande?

criatividade-censurada-patriciapantaleao

Por que pensar “fora da caixa”?

by Patricia

Um dos clichês mais usados em gestão de negócios é certamente “pensar fora da caixa”. Você ouve isso o tempo todo, não é? Eu sou totalmente a favor de sessões de brainstorming, mas em muitos lugares ele pode não funcionar. Sabe por quê? Se ele não está funcionando, provavelmente você está fazendo errado e para muitas … Continue reading Por que pensar “fora da caixa”?

pense-fora-da-caixa-patricia-pantaleao

Secured By miniOrange